Você Precisa Conhecer o Terapia HQ

A onda de paixão pelos quadrinhos só aumenta graças aos filmes de super-heróis. Essa paixão não é diferente com as HQ’s brasileiras, que vêm ganhando mais espaço na internet. Terapia é uma história nos “acordes do blues” entre a transição da juventude para a vida adulta, com diálogos sucintos e ao mesmo tempo bem elaborados.

Criado em 2011 por Marina Kurcis, Rob Gordon e Mario Cau (o gênio por trás dos traços visuais), a webcomic retrata os devaneios e descobertas de um rapaz indeciso quanto a sua vida, sempre acompanhado de boa música, enquanto passa por uma terapia psicológica.

 

O personagem tem uma rotina típica de um jovem que estuda e trabalha, mas sente que não se encaixa em nada na vida. A estória se desenrola em descobertas, reflexões e decisões importantes, enquanto conversa com seu terapeuta.

Em uma conversa com a Marina, que é psicóloga, ela me contou como surgiu a ideia de criar essa série. “O Cadu do Petisco havia convidado o Mario para publicar no site, semanalmente. Na época, eu estava entrando no 3º ano da graduação de psico, ele estava fazendo terapia, e conversávamos bastante sobre o assunto. Aí ele teve a ideia de escrevermos algo juntos, sobre psicologia, para o petisco. Ele já conhecia o trabalho do Rob, e o convidou para escrever com a gente.”

Em 2013, os criadores iniciaram um projeto no Catarse para produzir um livro de 128 páginas, com material inédito, como esboços de desenhos e ideias iniciais. Hoje, a série é publicada pela editora Novo Século.

Página 26

Opinião

A linguagem utilizada te prende a cada página lançada e consegue instigar uma vontade de saber o que se passará nas próximas semanas. É possível que você se identifique com o personagem principal, por ser tão parecido com nossa realidade, pois somos indecisos em quase todo o tempo e às vezes precisamos buscar ajuda.

Não é comum elogiar uma trilha sonora para uma história em quadrinhos, mas a profundidade das letras e melodias escolhidas por Rob Gordon para integrarem a história, lhe faz buscar imediatamente as referências e se encantar com um blues de ótima qualidade, desde Sonny Boy até B.B. King.

A Marina Kurcis é quem dá vida aos diálogos e amparos do terapeuta, no qual ela lida com o personagem principal como se fosse um paciente da vida real, o que torna os quadrinhos das sessões de terapia verdadeiros espelhos da vida real.

Não é à toa que venceu o prêmio de HQ MIX por duas vezes (2011 e 2013) como melhor webcomic.

Para saber mais, acesse http://petisco.org/terapia/ , para acompanhar as publicações e saber mais sobre os autores.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *